Mais do que contar o que aconteceu neste dia de BTT, será melhor deixar que as fotos falem!!
8 Dezembro 2008, 6h da manhã e... em direcção ao Parque de campismo da Cerdeira no Campo do Gerês!
Estavam previstos 70Km pelo Parque Nacional da Peneda Gerês (em Portugal e Espanha), no entanto uma máquina não quis colaborar... fizemos cerca de 50Km por paisagens e trilhos deslumbrantes, do melhor que se pode encontrar para praticar BTT.
A primeira parte do percurso foi rolante e cheia de boas surpresas que a natureza nos reserva: cascatas, cursos de água, pontes, calçadas romanas, vegetação densa e agradável, água fria e límpida...etc, etc... Muitas paragens para fotos, era obrigatório! Faltavam uns metros para a Portela do Homem quando, depois de uns barulhos estranhos, vejo a minha corrente no chão.... mãos à obra, e siga viagem... Na dita portela/fronteira, decidimos seguir, a subir, pela esquerda. Apesar de duvidosa, esta decisão revelou-se mais tarde a mais acertada! A subir a bom ritmo, mais uma vez a 'piiiii' da corrente não colaborou e partiu-se outra vez.. Mais uma vez mãos à obra e, siga viagem. A partir daqui, sempre a olhar para a corrente a ver se ela se aguentava... Entramos em Espanha a 1100m de altitude, grandes paisagens, um furo(a mesma bike da corrente...) e uma enorme descida até Lobios... que vontade de entrar no quentinho daquelas águas...! Chegados aqui (ponto mais baixo do percurso previamente elaborado), havia que tomar decisões: seguir o track pensado, que ainda nos reservava mais 40km, ou seguir em direcção a Portela do Homem e depois até ao ponto de chegada... Optamos pela segunda alternativa, a mais acertada, até porque o relógio marcava 14h e a noite e o frio começariam a chegar pelas 16h.. Subimos à portela (rica subidinha esta, apimentada com mais um 'break' da corrente... é a vida...da corrente que chega ao fim)) e ainda aproveitamos um pedacinho da Geira Romana para 'sacar' mais umas fotos... Descemos ao Gerês (uma descida em piso preto para aumentar a média) e, enquanto uns foram buscar o carro, dois bravos ainda subiram até ao S. Bento!
Sem dúvida um percurso a repetir... mas com as máquinas bem afinadas e quando os dias se aguentarem com mais luz...