Cancelada a viagem a Santiago, as férias foram férteis em aventuras btt!

Não há muito a dizer... mas há muitas fotos a comprovar a 'grandeza' destas incursões!

Três aventureiros!

Dia 1

Primeiro o Marão, as Fisgas e o Alvão!

70km, 2100m de subidinhas bem duras, um banho retemperante nas fisgas do Ermelo, o 'abafo' de uns, a vontade de outros, o calor de uns, a mini refrescante para outros, a hospitalidade das gentes do Alvão... e as grandes fotos e paisagens daquele local agreste mas lindíssimo!

















Todas as fotos aqui.

Dia 2

Depois, dois dias (28 e 29 Agosto) para percorrer as encostas do Douro vinhateiro, ‘azeiteiro’ e amendoeiro. Resumindo, 82Km, 3000 de subidinhas, muito calor, paisagens de filme, um almoço em casa de uns emigrantes (Obrigado Sr. Armindo), um sono retemperante na casa de pasto Piripiri em Vila Flor, 11 furos (?!) e um regresso atribulado!

Aqui tivemos oportunidade de testar os nossos limites e testemunhar alguns gestos simpáticos por parte das populações locais…

Decidimos sair pelas 6h da manha, cada um de sua casa em direcção à estação de Recarei, onde apanhamos o comboio até ao Pocinho! Alforges e mochilas às costas, iniciamos o caminho que nos levava a Vila Flor… No entanto, o track pregou-nos uma pequena partida, estava ao contrário… portanto, aquilo que pensávamos ser uma altimetria fácil, transformou-se numa subida inicial bem penosa, muito parecida com a mítica Sra. da Graça, mas com mais Kms… No final da subida, em Cabeça de Mouro, um calor do c…., já sem água, avistamos uma família que almoçava calmamente numa apetitosa sombrinha… gentilmente convidaram-nos a beber alguma coisa…… ficamos lá cerca de uma hora e meia, comemos, bebemos tudo um pouco (até café com cheirinho!)! Até fizemos um favor a esta família, eles iam partir para França no dia seguinte, e não queriam ficar com comida para estragar portanto, nós ajudamos e comemos tudo!!!!

Muito obrigado Sr. Armindo e Família!

Daqui até Vilarinho da Castanheira o percurso foi mais pacífico, apesar do calor. Até Vila Flor, ainda tivemos que ultrapassar algumas ‘paredes’, mas as paisagens faziam esquecer e amenizar o esforço dispendido!!

Chegamos à casa de pasto Piripiri, em Vila Flor, fomos bem recebidos e o quarto onde pernoitamos tinha um aspecto impecável… foi uma boa aposta qualidade/preço!

No segundo dia o objectivo era ligar Vila Flor a Ferradosa (apeadeiro da linha do Douro)… Primeiros kms tudo bem, desta vez o track (metade tirado da net, outra metade desenhado, muito bem pelo ZeCarlos) não nos reservou grandes surpresas, tinha um grau de exigência bastante elevado para as pastilhas dos travões… este percurso é do melhor que se pode encontrar por aquelas bandas, não é muito duro e as paisagens sobre o Douro são postais autênticos… as fotos falam por si!!!

O final da aventura foi marcado por uma praga de furos, contabilizamos no total 11 buraquinhos na borracha!!! Como aqueles caminhos junto ao Douro não estavam muito calcados, os picos do cactos por ali existentes pareciam agulhas… mas só nos apercebemos disso depois… o certo é que os furos só se manifestaram a 2km da meta, e ainda bem!!! Só sobreviveu um pneu sem um único furo, por acaso o meu Larssen TT!! ;-)

Regresso novamente de comboio, apinhado de gente, turistas e não só! Chegados a Caide, perdemos a ligação a Recarei e fomos abrigados a regressar à boleia da carrinha do pai do ZeCarlos… saiu-me a sorte de apreciar as estrelas durante a viagem de regresso!!!

Um percurso de bike que eu recomendo – track disponível aqui ao lado no MTBguru!
















Todas as fotos aqui.

AL


1 comentário:

ZeCarlos disse...

q p*ta de aventura.....só quem lá esteve...