SRP160 - DONE!

Já de regresso à base, há que fazer o balanço do fim de semana pelo Alentejo!
Pela primeira vez, três atletas destas bandas deslocaram-se a Serpa para a mítica ultramaratona SRP160, sendo que dois optaram pela "meia Ultra" - 85km.
A viagem foi longa e terminou com uma aventura (guiada por um fabuloso gps) pelas ruas estreitas de Serpa, em busca do Hotel e depois do restaurante... Uma distância de 500m era facilmente transformada em 2km pelo labirinto de Serpa! Lá conseguimos jantar (mal) e dormir (não muito bem)... A ansiedade não permitiu uma boa noite de sono!


SRP160
Pelas 7h dirigi-me à partida, preparado para um dia de calor e para 10h em cima da bicicleta! Não foi isso que aconteceu, felizmente!
Há hora da partida (8h) o ambiente era muito bom entre os participantes, onde se encontravam algumas caras conhecidas e com outras ambições que não as minhas... Estava fresquinho e até orvalhava, quase que me fazia esquecer o protector solar! Tudo pronto, pequeno almoço tomado, últimos retoques na bike, um pequeno aquecimento e... partida! 
O ritmo no inicio foi, ao contrário do que eu estava à espera, bastante rápido. Os primeiros 10km a uma média de 30km/h. Depois, à passagem pelo bonito single do Guadiana, a coisa foi ficando definida... começaram as subidas, alguns problemas e furos (o Gamito teve esse azar...) e cada um procurou encontrar o ritmo certo para enfrentar os muitos km restantes.
A primeira (70km) parte estava a correr como o previsto, e quando olhava para o gps até me assustava... velocidade média 20km/h... A chegada à zona de abastecimento dos 75km marcou o início de alguns azares para os meus lados... Primeiro foi o GPS que decidiu não colaborar desligando-se de vez em quando (no final em vez de contar 165km, ficou-se pelos 159), depois foi o travão de trás que me obrigou a uma paragem mais prolongada para tentar revolver o problema, mas sem sucesso (o travão da frente deu para remediar), e finalmente o desviador traseiro que ameaçava estragar-me o dia!!!
Na segunda metade, optei por fazer uma gestão cuidadosa do esforço (e da bicicleta) até ao km 140, entretanto a média já tinha baixado para valores que, apesar de superiores ao que eu estava à espera, já eram mais normais!...
A partir daqui, com um ritmo mais forte, foi só gastar as últimas reservas nos restante 20km!






Parti às 8h, cheguei às 17h, o que dá um tempo redondo de 9h de prova, sendo que foram 8h15m em movimento! 
O meu registo (o que o gps moribundo gravou)
O percurso estava muito bem marcado e havia partes em que era obrigado a abrandar para admirar algumas paisagens! A organização está de parabéns pelo excelente dia de btt que proporcionou aos participantes!
É uma sensação muito boa ter a percepção do que o nosso corpo é capaz!

SRP80
Entretanto os artistas da SRP80, além de andarem a tirar fotos aos porcos e ovelhas :-), experimentaram outro tipo de aventuras!! (como as retratadas nas fotos).





Ninguém se magoou, e chegamos satisfeitos com o empeno... e isso é que interessa!


Classificações: 
SRP160
AL - tempo 09:00:31 - posição 188 dos 351 que chegaram (partiram 430)
SRP80
ZCarlos - tempo 05:33:26 - posição 58 em 78
Pedro - tempo 05:38:18 - posição 64 em 78
Objectivos superados!

Ainda houve tempo para rever amigos de outras andanças e as suas propriedades alentejanas, e testar a fama das imperiais no 'lebrinha' acompanhadas por umas bifanas! Realmente aquela cerveja tem qualquer coisa de especial, ou então era do empeno!!!
Regresso por Lisboa com uma macarronada as 22h e um sono retemperador!
Os do SRP80, como estavam mais frescos, ainda se levantaram às 6h da manha para irem a Vale de Cambra ver o mundial de Enduro... Eu ainda acordei às 9h para ir pedalar, mas estava muito vento!!! ;-)

Sem comentários: