Maratona de Sintra... a génese de um grande evento!

Inscrevi-me nesta Maratona há coisa de meses... Ainda tentei convencer alguém destas bandas a fazer uma deslocação a Lx para andar de bicicleta na serra de Sintra, mas não consegui!!!
Na companhia do 'bttdouro lisboeta', avançamos vestidos a rigor e 'a medo' até São Pedro de Sintra, no sopé da dita Serra... o tempo ameaçava chuva, mas estava um ambiente muito bom: muito movimento, muitas bicicletas, ruas cortadas, moradores a protestar, moradores a acordar espantados... e um 'som de linha de partida' com um speaker de serviço a tentar manter os níveis de adrenalina em alta... Um ambiente muito adequado a um grande evento!

Rapidamente nos instalamos na nossa box de partida, a última... não porque somos fraquinhos, mas porque a sorte o ditou!! De 5 em 5 minutos foram partindo 'boxes' de cerca de 250 atletas, o que facilitou o 'espalhar' do pelotão (cerca de 1000) pelas serra, sem os tão previsíveis engarrafamentos característicos de provas com muita gente. As classificações eram controladas através de um chip 'instalado' no sapato, portanto era a mesma coisa partir na frente ou na retaguarda do 'magote'. Mas nós não estávamos aqui para lutar pelas classificações, o objetivo era conhecer e disfrutar desta maravilha natural que é a Serra de Sintra!
A primeira parte foi uma espécie de prólogo pela zona mais urbana de Sintra... com duas acentuadas subidas e outras tantas acentuadas descidas... sempre com o perigo à espreita por causa da calçada, quer a descer, quer mesmo a subir (vi atletas a tombar enquanto tentavam avançar em força, as íngremes subidas em calçada!!)...


Entrando no monte, tivemos direito a um pouco de tudo: subidas técnicas, descidas idem, single tracks, estradões, algumas ligações em asfalto (para descansar), uns saltinhos, umas valentes poças de lama... e dois abastecimentos à media (o primeiro fruta, e o segundo fruta+Isostar em todas as formas e feitios!).

Fomos sempre num ritmo certinho, como mandam as regras, e foi com satisfação que fizemos os 32km sempre 'montados' quando muita gente caminhava ao lado da bike... parece que a orografia do terreno era ao nosso jeito ;-)... chegamos ao fim satisfeitos e dentro do tempo previsto, e com vontade de voltar para o próximo ano! Foram 32km, com 1200m de acumulado de subidas... durinho qb, mas deu para apreciar o que esta serra tem de bom!! O meu registo aqui

No final, uma medalha, abastecimento, massagens (que não precisamos!)... e muito público na zona de meta!

Em cerca de 600 participantes na meia maratona, ficamos colocados em 304º e 305º... e com direito a um Diploma de prova:
A organização foi e
Estou convencido que no próximo ano terei mais companhia!!!

1 comentário:

SR disse...

Ora aqui está uma bela prova a experimentar,... isso se o magnésio não faltar,...
Ao que parece uma prova de organização bem ao estilo "profissional".